Palestras

As palestras duram de uma a duas horas e têm como objetivo mobilizar reflexões através de uma comunicação oral sobre um determinado tema.Podem ser ministradas em escolas, faculdades e outros espaços educativos, bem como em Congressos, Simpósios e outros eventos científicos. Novas palestras podem ser criadas em função das necessidades e demandas apresentadas pelos interessados.

COMO EDUCAR PARA A AUTONOMIA PARA O SÉCULO XXI?
Preparada para pais, a palestra colabora nas reflexões sobre as necessidades do mundo atual e suas implicações na educação das futuras gerações.
Palestrante: Anita Lilian Zuppo Abed

JOGOS DE REGRAS NA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: EXPLORANDO SUAS POSSIBILIDADES DE USO
Estudo realizado no trabalho monográfico do Lato Sensu em Psicopedagogia. Apresentação e análise do uso de jogos em situações de atendimento clínico. Proposição de uma classificação para os jogos em função do uso clínico. Criação de jogos para a construção de conceitos. Referenciais teóricos: Alicia Fernandez, Winnicott e Piaget. (apresentados em vários eventos científicos)
Palestrante: Anita Lilian Zuppo Abed

RECURSOS METAFÓRICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO
Pesquisa realizada na Dissertação de Mestrado. Análise de um projeto psicopedagógico ministrado em uma sala de aula de 1º ano do Ensino Médio, disciplina de História, em que o Mito de Ícaro foi utilizado para introduzir e trabalhar a Idade Moderna. Referenciais teóricos: pós-modernidade (Morin, Kincheloe e Abreu Jr); desenvolvimento humano ( Wallon); metáfora (Paul Ricoeur e Ted Cohen). (apresentados em vários eventos científicos)
Palestrante: Anita Lilian Zuppo Abed