top of page

TEÓRICOS

 

TEÓRICOS PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
ABED, Anita. Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade São Marcos, 2002
Download Arquivo PDF!

TRABALHO MONOGRÁFICO
ABED, Anita. O Jogo de Regras na Psicopedagogia Clínica: Explorando suas Possibilidades de Uso. Monografia. São Paulo: PUC-SP, 1996.
Download Arquivo PDF!

 

PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA MIND LAB

GARCIA, Sandra (org), ABED, Anita, SOARES, Tufi & DONNINI, Silvia. Saltos de Aprendizagem: o percurso de uma Metodologia inovadora em Educação. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2011.
Disponível em: www.mindlab.com.br

GARCIA, Sandra & ABED, Anita. A Metodologia do Projeto MenteInovadora no desenvolvimento de habilidades em alunos de 5º ano do Ensino Fundamental: o professor faz a diferença nas demandas do século XXI. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2010.
Disponível em: www.mindlab.com.br

GARCIA, Sandra & ABED, Anita. Impacto do desenvolvimento de habilidades por meio da aplicação da Metodologia do Projeto MenteInovadora: um estudo em alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2009.
Disponível em: www.mindlab.com.br

GARCIA, Sandra, ABED, Anita, & PONTE, Tadeu. Avaliação Integrada de Matemática, Habilidades socioemocionais e Resolução Colaborativa de Problemas. São Paulo: Mind Lab Brasil, 2014. Disponível em: www.mindlab.com.br

GARCIA, Sandra & ABED, Anita. Contribuições da Metodologia Mind Lab na transformação dos protagonistas da escola do século XXI. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2013. Disponível em: www.mindlab.com.br

GARCIA, Sandra, ABED, Anita, SOARES, Tufi & RAMOS, Mozart. O prazer de ensinar e aprender: contribuições de uma Metodologia no aprimoramento das práticas pedagógicas. São Paulo: Mind Lab Brasil & INADE, 2012. Disponível em: www.mindlab.com.br

 

TEÓRICOS PUBLICAÇÕES

CONSULTORIA UNESCO

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica
Ministério da Educação e Cultura – Conselho Nacional de Educação / UNESCO
São Paulo, 2014.
Download Habilidades socioemocionais 2014 PDF

 

ARTIGOS PUBLICADOS

A Matemática, o Pensamento Lógico e a Pós-Modernidade.
Revista Construção Psicopedagógica – Instituto Sedes Sapientiae
São Paulo, ano X, nº 7, 2002.
Download Artigo Matemática 2002 PDF

 

Artigo publicado sobre o Método Zuppo de Memorização de Tabuada:
FIORAVANTI, Carlos. Tabuada na Brincadeira.
Revista Nova Escola
São Paulo, Editora Abril, ano X, n.º 90, Dezembro de 1995
Download Artigo Memorização de Tabuada 1995 PDF

 

Contribuições da Psicopedagogia para repensar a Matemática e a Educação Matemática. Jornal Informa APPp-SP (Associação Brasileira de Psicopedagogia de São Paulo), ano 6, nº 15, junho de 2010.
Download Artigo Matemática Jornal ABPp SP 2010 PDF

 

Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento complexo. Revista Construção Psicopedagógica, do Instituto Sedes Sapientiae, 2010.
Download Artigo Revista Construção Psicopedagógica 2010 PDF

 

Metáfora: um Caminho Psicopedagógico em Educação
Revista Construção Psicopedagógica – Instituto Sedes Sapientiae
São Paulo, ano XII, nº 9, 2004.
Download Artigo Metáfora 2004 PDF

 

Reflexões sobre o Entrelaçamento da Atuação em Psicopedagogia Clínica e Psicologia Clínica: estudo de caso.
Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia
São Paulo, nº 47, 1999.
Download Artigo Psicopedagogia Clinica 1999 PDF

 

Resenha: Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin.
Revista Interações
São Paulo, nº 11, jul/dez 2000.
Download Resenha 7 Saberes Morin 2000 PDF

CAPÍTULOS PUBLICADOS EM LIVRO

ABED, Anita. Uma proposta educacional em torno da transdisciplinaridade. In: FAGALI, Eloísa Q. (org.). Múltiplas faces do aprender: novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Ed. Unidas, 200.
Download Livro Capitulo 2 Trandisciplinaridade 2000 PDF

 

ABED, Anita. Referências básicas do projeto psicopedagógico numa abordagem transdisciplinar e sistêmica. In: FAGALI, Eloísa Q. (org.). Múltiplas faces do aprender: novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Ed. Unidas, 2001.
Download Livro Capitulo 4 Metodologia 2000 PDF

 

 

TEXTOS NÃO PUBLICADOS

ABED, Anita. Diagnóstico de matemática: as práticas psicopedagógicas e as construções matemáticas.
São Paulo: 2002
Download Apostila Matemática Anita Abed 2002 PDF

 

ABED, Anita & DIAZ, Marina. Método Zuppo para o Trabalho com Memorização de Tabuada. São Paulo: 1995

 

ABED, Anita et alli. Propostas de dinâmicas para o trabalho com a Matemática. São Paulo: PUC: 1994

bottom of page