top of page

APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS E OUTROS EVENTOS

“Avaliação Integrada de Matemática, Habilidades Socioemocionais e Resolução Colaborativa de Problemas”. Comunicação Oral. II Simpósio ABPp – Psicopedagogia: Caminhos para Aprender e Ensinar. ABPp (2014).
Download em breve!

“Metáfora e Métodos Metacognitivos”. Conferência. I Congresso Internacional Inteligência se Aprende: Inovação em Práticas Pedagógicas e Saltos de Aprendizagem. Mind Lab Brasil, São Paulo (2012).

 

“Métodos, estratégias e transcendências utilizando jogos na resolução de problemas matemáticos”. Oficina. I Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Votuporanga-São Paulo (2012).

 

“A diversidade dos estilos cognitivos/afetivos e as inteligências múltiplas como orientadores de práticas alternativas em Educação”. Mini-curso. VII Congresso de Educação. Secretaria Municipal de Educação, Salto/SP (2011).

 

“A intervenção do professor de 6º a 9º anos nas dificuldades de aprendizagem”. Oficina. 2º Congresso de Educação de Itatiba. Secretaria Municipal de Educação, Itatiba/SP (2011).

 

“A intervenção do professor na Educação Matemática: da Educação Infantil ao Ensino Médio”. Oficina. 1º Encontro de Psicopedagogia Zona Leste. ABPp-SP (2011).

 

“Os jogos de raciocínio como recursos pedagógicos em sala de aula”. Oficina. Simpósio Internacional Inteligência se Aprende: Ações e Resultados da Prática do Professor Mediador. Mind Lab Brasil, São Paulo (2010).

 

“Arte, emoção e raciocínio lógico: uma vivência de como é possível integrar, na Educação Matemática, diferentes dimensões da experiência humana”. Oficina. II Simpósio de Psicopedagogia da Região Sudeste. ABPp-SP (2010).

 

“Métodos, estratégias e transcendências dos jogos da MenteInovadora na resolução de problemas matemáticos”.Oficina. Simpósio Novos Olhares e Novas Ações na Construção de Mentes Inovadoras. Mind Lab Brasil, São Paulo (2009).

 

“Como educar para a autonomia para o século XXI?”. Palestra para pais. Colégio Nova Escola, São Paulo (2008).

 

“O jogo na Educação Matemática- um foco no papel do Mediador. Palestra. V Jornada Psicopedagógica: Singularidade ou Limitação?.ABPp-SP (2008).

 

“Como educar com jogos de raciocínio e mediação da aprendizagem: teoria na prática”. Oficina. SIEEESP (2008).

 

“Planejar o futuro: como desenvolver esta habilidade por meio de jogos de raciocínio na escola”. Oficina SIEEESP (2008).

 

“Jogos de tabuleiro como instrumentos pedagógicos: Metodologia MenteInovadora “. Oficina SIEEESP (2007).

 

“MenteInovadora: uma metodologia para o desenvolvimento de habilidades com jogos de pensar”. Oficina. SIEEESP (2006)

 

“Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso”, Comunicação Oral. VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. ABPp (2006).

 

“A importância do brincar na aprendizagem”. Palestra. I Simpósio de Psicopedagogia A Diversidade na Aprendizagem. FIRP (2005).

 

“Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem”. Comunicação Oral. II Congresso sobre metáfora na Linguagem e no Pensamento. Universidade Federal Fluminense (2005).

 

“O processo de construção da escrita numérica pela criança, segundo Delia Lerner”. Oficina. II Simpósio Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação. Universidade São Marcos e Colégio Marista Nossa Senhora da Glória (2004).

 

“As contribuições de Wallon para a compreensão do desenvolvimento da criança”. Oficina (coautoria). II Congresso de Educação Infantil: um olhar voltado para a criança. Colégio Marista Nossa Senhora da Glória e Centro Marista de Estudos e Projetos (2004).

 

“Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem”. Comunicação Oral. II Jornada de Produção Científica em Psicologia. Universidade São Marcos (2004).

 

“Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem”. Comunicação Oral – sala temática Linguagem e subjetividade em sala de aula. I Simpósio Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação”. Universidade São Marcos e Colégio Nossa Senhora da Glória (2003).

 

“A subjetividade no ensino da matemática”. Oficina. I Simpósio Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação”. Universidade São Marcos e Colégio Nossa Senhora da Glória (2003).

 

“O estudo de caso como procedimento metodológico em pesquisas no campo da Psicologia do desenvolvimento” (co-autoria / Núcleo de pesquisas da Universidade São Marcos). III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Fundação Espaço Cultural, João Pessoa/PB (2003).

 

“Recursos metafóricos no processo ensino-aprendizagem”. Comunicação Oral. VI Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, Faculdade Ruy Barbosa, Salvador/BA (2003).

 

“A construção do conceito de multiplicação e a memorização da tabuada”. Oficina. I Semana de Educação e Cultura do Curso de Pedagogia, Universidade São Marcos, São Paulo (2001),

 

“Vygotsky e as funções psicológicas superiores emoção e imaginação”. Comunicação. VII Simpósio multidisciplinar: O que é ciência, afinal?.Universidade São Judas Tadeu, São Paulo (2001).

 

“Construção do número pela criança nas concepções de Délia Lerner e Constance Kamii”. Oficina. Encontro de Pedagogia: Educação escolar, memória e tempo presente. UNIBAN, São Paulo (2001).

“A subjetividade e o imaginário no ensino da Matemática e da Linguagem”. Curso. V Congresso Beasileiro de Psicopedagogia. ABPp (2000).

 

“As múltiplas inteligências na construção do conceito matemático”. Conferência. IV Semana Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Centro para Organização da Atenção à Saúde -Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Deficiente, Prefeitura do Município de São Paulo (1999).

 

“Busca de integrações: a implantação de um projeto psicopedagógico na escola Novo Ângulo”. Poster (coautoria). II Ciclo de Estudos de Psicopedagogia Mackenzie: focalizando a ação Psicopedagógica, São Paulo (1999).

 

“O jogo de regras na psicopedagogia clínica”. Comunicação. II Ciclo de Estudos de Psicopedagogia Mackenzie: focalizando a ação Psicopedagógica, São Paulo (1999).

 

“Transitando entre identidade individual e coletiva através da expressão artística – criando e bordando uma colcha de retalhos”. Workshop em parceria com a Profª. Eloísa Quadros Fagali. 3º Congresso Nacional de Arte-Terapia:Transcendendo a pós-modernidade. Instituto Sedes Sapientiae- São Paulo (1999).

 

“Pôster interativo: abrindo janelas e desvelando o ocultointegração arte-terapia e psicopedagogia”. Pôster (coautoria). 3º Congresso Nacional de Arte-Terapia:Transcendendo a pós-modernidade. Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo (1999).

 

“Construindo o céu da praça: oficina de pintura em tecidos”. Oficina. Evento Movimento GNT: quem são nossos filhos. Rede GNT de Televisão. São Paulo (1999).

 

“A construção do espaço e o tempo na aprendizagem das áreas de estudos sociais e ciências”. Curso em parceria com a profª. Eloísa Quadros Fagali. VIII Encontro de Psicopedagogos. ABPp (1998).

 

“O jogo de regras na psicopedagogia clínica”. Pôster. VIII Encontro de Psicopedagogos. ABPp (1998).

 

“Oficina de jogos psicopedagógicos aplicados à memorização da tabuada”. Pôster (coautoria). VIII Encontro de Psicopedagogos, VIII Encontro de Psicopedagogos. ABPp (1998).

bottom of page