top of page

OFICINAS

 

As oficinas são propostas de curta duração, com objetivo de configurar um espaço-tempo para viver uma experiência e refletir sobre o vivido. Podem ser ministradas em escolas, faculdades e outros espaços. Novas oficinas podem ser criadas em função das necessidades e demandas apresentadas pelos interessados. Periodicamente serão formadas turmas no espaço Recriar-se ou outro espaço conveniado.
 
ARTE INTERIOR: LIBERE O ESCRITOR QUE HÁ EM VOCÊ
Este workshop tem como objetivo ajudar pessoas com pouco traquejo com as palavras a descobrir seu próprio caminho para expressar-se através do lápis e do papel.
Docente: Carolina Zuppo Abed
Público-alvo: adolescentes e adultos
Carga horária: 3 horas
 
A INCLUSÃO E AS MÚLTIPLAS FACES DO APRENDER
Utiliza uma música da peça Saltimbanco, de Chico Buarque de Holanda, como suporte para refletir sobre a inclusão a partir de uma concepção de ensino-aprendizagem que prioriza o diálogo com as diferenças.
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: educadores, psicopedagogos e demais interessados no tema
Carga horária: 4 horas
 
A FORMAÇÃO DO NÚMERO DA CRIANÇA
A formação do número na criança, segundo Constance Kamii e Delia Lerner: um possível diálogo
Apresenta as concepções teóricas das duas autoras, discutindo suas implicações pedagógicas e refletindo sobre as articulações entre as duas abordagens, compreendidas como complementares. Aponta alguns jogos e atividades relacionados aos aspectos focados por cada autora.
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: professores, psicopedagogos e demais pessoas interessadas no tema
Carga horária: 6 horas
 
A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DA TABUADA
Diferencia o processo de construção do conceito de multiplicação e o de memorização da tabuada, refletindo sobre suas especificidades e sobre a necessária integração entre os dois trabalhos pedagógicos, através da vivência de um modelo de oficina psicopedagógica para a construção deste conceito utilizando uma música da peça Saltimbancos.
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: professores, psicopedagogos e demais pessoas interessadas no tema
Carga horária: 3 horas
 
A MEMORIZAÇÃO DA TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS
Diferencia e integra a construção do conceito de multiplicação e a memorização da tabuada; promove a vivência de mais de trinta diferentes jogos para o trabalho com memorização de tabuada, compreendendo e explorando seu uso e as mediações do docente.
Docentes: Anita Lilian Zuppo Abed e Marina Zuppo Ventura Diaz
Público-alvo: professores, psicopedagogos e demais pessoas interessadas no tema
Carga horária: 4 a 6 horas (dependendo do número de participantes)
 
EU ME LEMBRO BEM…
Esta oficina literária, especial para a terceira idade, visa proporcionar aos participantes um momento de compartilhar suas histórias e suas lembranças. Após um exercício de relaxamento e a partir dos relatos de experiências pessoais, o grupo irá criar uma nova história de vida para um personagem fictício, mesclando suas lembranças com as dos outros integrantes.
Docente: Carolina Zuppo Abed
Público-alvo: terceira idade
Carga horária: 4 horas
As oficinas são propostas de curta duração, com objetivo de configurar um espaço-tempo para viver uma experiência e refletir sobre o vivido. Podem ser ministradas em escolas, faculdades e outros espaços. Novas oficinas podem ser criadas em função das necessidades e demandas apresentadas pelos interessados. Periodicamente serão formadas turmas no espaço Recriar-se ou outro espaço conveniado.
 
IMPLICAÇÕES DA DIVERSIDADE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DA CENA PEDAGÓGICA
Promove reflexões, a partir de vivências, sobre implicações, para a sala de aula, dos novos paradigmas de Educação (Complexidade – Edgar Morin) e dos suportes teóricos advindos da Teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner) e dos Estilos Cognitivo-afetivos (Eloísa Fagali – Jung). Realiza um “zoom in” na utilização de jogos como recursos didáticos para o ensino da Matemática
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: professores, psicopedagogos
Carga horária: 8 horas
 
O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Apresenta subsídios teóricos e práticos sobre o jogo como recurso pedagógico e as intervenções do professor (mediação) no seu uso para construir e sistematizar conceitos. As reflexões são conduzidas a partir da análise da vivência, pelo grupo, de intervenções do docente em situações planejadas, utilizando jogos, para a construção de conceitos.
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: professores, psicopedagogos
Carga horária: 4 horas
 
OS JOGOS DE BARALHO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA
Explora os aspectos matemáticos existentes nos jogos de baralho comum, refletindo sobre a possível utilização desses jogos no trabalho pedagógico.
Jogos: Batalha (simples, dupla, números negativos e positivos), Dominó, Sete e meio, Bate-mão, Escopa, Mau-mau, Mexe-mexe, Copas, Caxeta, Paciência, Crapô.
Docente: Anita Lilian Zuppo Abed
Público-alvo: professores, psicopedagogos e demais pessoas interessadas no tema
Carga horária: de 2 a 8 horas (dependendo da quantidade de jogos)
 
QUEM CONTA UM CONTO…
Uma oficina de criação desenvolvida para incentivar e estimular a criatividade, a capacidade de interpretação e o gosto pela leitura e escrita nas crianças.
Docente: Carolina Zuppo Abed
Público-alvo: crianças e adolescentes
Carga horária: 2 horas
 
TRABALHANDO COM A VOZ: CUIDADOS COM O SEU USO
Promove o autoconhecimento vocal, através da compreensão do que está envolvido na produção da fala, a nível anatômico, fisiológico e emocional, trazendo à consciência os processos automatizados da produção vocal que podem levar ao mau uso da voz.
Docentes: Anita Lilian Zuppo Abed e Marina Zuppo Ventura Diaz
Público-alvo: Educadores, locutores, operadores de tele-marketing e demais pessoas que trabalhem com a voz ou que estejam interessadas no tema
Carga horária: 6 horas

bottom of page